Dicas: Seguem abaixo algumas dicas do Comitê Gestor da Internet no Brasil para evitar o recebimento de e-mails indesejados, ou, para no caso de recebê-los, não ser prejudicado por eles:
- Preservar as informações pessoais como endereços de e-mail, dados pessoais e, principalmente, cadastrais de bancos, cartões de crédito e senhas. Um bom exercício é pensar que ninguém forneceria dados pessoais a um estranho na rua, certo? Então, por que o faria na Internet?
- Ter, sempre que possível, e-mails separados para assuntos pessoais, profissionais, para as compras e cadastros on-line. Certos usuários mantêm um e-mail somente para assinatura de listas de discussão.
- Não ser um “clicador compulsivo”, ou seja, o usuário deve procurar controlar a curiosidade de verificar sempre a indicação de um site em um e-mail suspeito de spam. Pensar, analisar as características do e-mail e verificar se não é mesmo um golpe ou código malicioso.
- Não ser um “caça-brindes”, “papa-liquidações” ou “destruidor-de-promoções”. Ao receber e-mails sobre brindes, promoções ou descontos, reserve um tempo para analisar o e-mail, sua procedência e verificar no site da empresa as informações sobre a promoção em questão. Vale lembrar que os sites das empresas e instituições financeiras têm mantido alertas em destaque sobre os golpes envolvendo seus serviços. Assim, a visita ao site da empresa pode confirmar a promoção ou alertá-lo sobre o golpe que acabou de receber por e-mail! No caso de promoções, na maioria das vezes, será necessário preencher formulários. Ter um e-mail para cadastros on-line é uma boa prática para os usuários com o perfil descrito. Ao preencher o cadastro, desabilite as opções de recebimento de material de divulgação do site e de seus parceiros. É justamente nesse item que muitos usuários atraem spam, inadvertidamente.
- Ter um filtro anti-spam instalado, ou ainda, usar os recursos anti-spam oferecidos pelo seu provedor.
- Além do anti-spam, existem outras ferramentas bastante importantes para o usuário da rede: anti-spyware, firewall pessoal e antivírus.
- Cuide de seu(s) e-mail(s) como cuida do endereço de sua casa. Ninguém passa o endereço a qualquer estranho, nem mesmo fornece esses dados sem perguntar sua utilidade. Logo, o seu e-mail deve ser tratado da mesma forma, para que não seja vítima de uma enxurrada cada vez maior de e-mails não solicitados.
- Utilize e-mails separados para uso pessoal, trabalho, compras on-line e cadastros em sites em geral. Assim, é possível mantê-los com caráter de “público”, enquanto outros, são mantidos “restritos” ao trabalho e à família.
- Leia com atenção os formulários e cadastros on-line, evitando preencher ou concordar, inadvertidamente, com as opções para recebimento de e-mails de divulgação do site e de seus parceiros.
- Verifique a existência da política de privacidade dos sites, espaço para preenchimento de cadastros e formulários. A empresa que mantém o site, ao possuir uma política de privacidade, pode garantir que seus e-mails não serão repassados ou vendidos a terceiros.
- Evite utilizar e-mails simples e comuns (João, Maria, compras), pois podem ser facilmente descobertos por ferramentas automáticas ou por ataques de dicionário. O spammer forma endereços de e-mail a partir de listas de nomes de pessoas, de palavras presentes em dicionários e/ou da combinação de caracteres alfanuméricos.
- Evite colocar em sites os e-mails no formato comumente utilizado (fulano@dominio.com.br), pois facilita a atuação bem-sucedida de ferramentas automáticas de harvesting (colheita) de e-mails. É recomendado, se necessário, implementar o contato via formulário que não exiba o e-mail ou por meio de imagens.
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Mais algumas dicas da Usina Site:
– Nunca visite o site de uma “empresa” ou “profissional” que lhe enviou spam. Muito pelo contrário, coloque a referida “empresa” ou “profissional” em uma lista pessoal de “empresas” e ” profissionais” com as quais NUNCA faria negócios.
– Nunca responda um spam, nem caia nas armadilhas do “Clique aqui para remover o seu cadastro” ou “Responda este email com o assunto remover”. Estas armadilhas só servem para confirmar ao spammer que seu endereço de email existe. É assim que os spammers “validam” suas listas de emails.
– Denuncie todo spam que receber na SpamCop. Fazer um cadastro na SpamCop e obter um ID é muito simples e gratuito. Após estar cadastrado, para denunciar um spam, bastará colar o código fonte do spam no formulário da SpamCop, ou utilizar um endereço de encaminhamento que a SpamCop lhe fornecerá, para o qual você poderá encaminhar todo spam que receber diretamente do seu leitor de emails. Quando a SpamCop recebe uma denúncia válida de spam, insere o IP do provedor que permitiu que sua rede fosse utilizada para envio de spam em várias Listas Anti-Spam (RBLs), e todos os clientes do referido provedor perderão o contato por email com boa parte dos servidores na Internet, até que o referido provedor tome as medidas cabíveis contra o spammer.
– Se o seu provedor de acesso à internet é conivente com spammers, se muitas vezes você tem problemas para enviar emails utilizando seu provedor de acesso porque o IP do provedor está listado em uma lista RBL, como a SpamCop, mude de provedor imediatamente.
Alguns provedores de acesso e provedores de hospedagem no Brasil (inclusive provedores respeitados), tem muitos de seus IPs bloqueados nestas Listas Anti-Spam (RBLs), por serem coniventes com a prática de spam em suas redes. Dessa forma, muitas vezes uma empresa séria que nunca praticou spam, ao utilizar os serviços desses provedores (de acesso ou de hospedagem), não conseguem enviar e-mails para boa parte dos servidores na Internet provavelmente porque seus IPs estão bloqueados em Listas Anti-Spam (RBLs).
No site do Comitê Gestor da Internet no Brasil, www.antispam.br, você pode ver uma lista sempre atualizada dos provedores de acesso e de hospedagem brasileiros cuja rede é utilizada para envio de spam. Todos os provedores listados ali tem muitos de seus IPs bloqueados em Listas Anti-Spam (RBLs) e emails vindos destes IPs bloqueados não serão recebidos em provedores e servidores administrados de forma a proteger os seus usuários contra a praga do spam.
Obviamente que há programas de spammers (worms, bots, vírus e cavalos de tróia) que se instalam em máquinas mal configuradas e mal administradas, tanto servidores como computadores pessoais, e enviam spam em background, sem o conhecimento do usuário.
Os únicos responsáveis pela existência da praga do spam, são os provedores de acesso e hospedagem coniventes com esta prática. Se uma conta de um cliente Usina Site estiver sendo usada para enviar spam por agentes externos devido a algum script inseguro instalado na conta, temos a obrigação de saber que isso está acontecendo e parar/bloquear o problema. Da mesma forma, todos os provedores de acesso possuem ferramentas e tecnologia para identificar todo tráfego de e-mails por parte de seus clientes, e resolver o problema, mesmo que não seja culpa do cliente.
Desta forma, reforçamos que só há spammers na Internet porque há provedores de acesso ou de hospedagem coniventes com a prática de spam. Portanto, se o seu provedor de acesso à internet é conivente com esta prática, mude de provedor de acesso à internet.
Esperamos que estas dicas ajudem todos os nossos clientes a deixar de receber spam.
Bom, esperamos ter ajudado a todos, caso tenha alguma dúvida ou caso esse artigo foi útil para você, deixe um comentário abaixo.
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