Por que criar um chatbot

Você já percebeu que a tecnologia assumiu várias funções no nosso
dia a dia? No ambiente corporativo, não é diferente. As marcas estão
cada vez mais próximas do consumidor, procurando por ferramentas que
tornem o relacionamento e a comunicação com ele mais efetiva, como o
uso de chatbot nos sites e aplicativos.

Com um software que simula uma conversa pelo chat, prevendo e
direcionando as perguntas e respostas do usuário, você, empreendedor,
consegue automatizar o primeiro contato do consumidor. Dessa forma, é
possível sanar as dúvidas mais frequentes no primeiro contato, sem
precisar encaminhar para o atendimento.

Ficou interessado em entender melhor o que é chatbot e como ele pode
otimizar a comunicação da sua marca com os seus clientes? Então,
continue lendo este conteúdo. Aqui iremos explicar melhor como criar e
implementar esse atendimento robotizado. Saiba mais!

CHATBOT E OUTRAS TENDÊNCIAS PARA ACOMPANHAR 

A inteligência artificial já não é algo do futuro, a prova disso é
o uso de chatbots. Como uma forma de se comunicar cada vez mais
inclusiva, sem viés de gênero ou qualquer modo de exclusão de grupos,
essas simulações de conversas reais são uma das tendências para
2021.

Sendo possível colocá-los em prática em conjunto com o Processamento
de Linguagem Natural, você pode configurar o robô para que ele tenha
uma linguagem específica que condiz com o perfil dos seus clientes.

COMO PLANEJAR UM CHATBOT EFICIENTE?

Mesmo entendendo para que serve o chatbot, ainda existem dúvidas sobre
como é feita a simulação. Para entender esse processo, o primeiro
passo é compreender que as respostas são pré-programadas, ou seja, o
programa recorre a uma base de informações e seleciona as frases mais
adequadas para interagir com o usuário. Embora desenvolver um chatbot
não seja algo muito complexo, é imprescindível planejar cada uma das
etapas do projeto.

A CRIAÇÃO DE PERSONAS 

A construção de um chatbot começa por sua personalidade, ou seja, uma
persona para representar a marca. Para isso, imagine como ele vai
conversar com o público, se será engraçado ou se usará emojis, por
exemplo.

Com as informações reunidas sobre o usuário, configure o chatbot
imaginando como ele irá se comportar numa conversa, se a interação
será mais objetiva ou complexa e qual linguagem será usada. Tudo isso
é importante para uma simulação eficiente e focada em proporcionar
uma experiência positiva ao usuário.

A ELABORAÇÃO DO CONTEÚDO

O conteúdo é um fator essencial para entender como configurar o
chatbot para um site ou aplicativo. Mas, como o robô interage com o
usuário em nome de uma marca, ele precisa ser “capacitado”.

O conteúdo é determinante para que o assistente virtual responda de
forma correta e estratégica, direcionando os usuários a informações
relevantes, que contextualizam a conversa. Portanto, crie um amplo
acervo de perguntas e respostas para abastecer o programa com muita
informação.

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